Com manutenção de embargo, Bolsonaro é aconselhado a fazer gesto diplomático à China

Avaliação no governo brasileiro é de que a relação turbulenta da atual gestão com a China pode estar influenciado na demora para a retomada da compra da carne brasileira

Foto: Presidente Jair Bolsonaro  
www.assarenoticias.com.br


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi aconselhado a fazer um gesto diplomático ao governo chinês na tentativa de derrubar embargos imposto pelo país asiático à importação da carne brasileira, que já dura seis semanas.

 

Segundo relatos feitos à CNN Brasil por auxiliares do governo, a recomendação foi para que o presidente faça uma sinalização pública sobre a importância das relações comerciais com a China.

Na equipe palaciana, há auxiliares presidenciais que defendem inclusive a solicitação de uma chamada telefônica com o presidente Xi Jinping. No ano passado, Bolsonaro telefonou para o líder chinês após uma crise diplomática causada por críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao país asiático.

A avaliação no governo brasileiro é de que a relação turbulenta da atual gestão com a China pode estar influenciado na demora para a retomada da compra da carne brasileira.

Na quinta-feira (21), o ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, sinalizou ao chanceler brasileiro, Carlos França, de que o impasse será resolvido em breve.

 

Na quarta-feira (20), o Ministério da Agricultura autorizou os produtores de carne brasileira a armazenarem em contêineres refrigerados a proteína animal que seria destinada à China.

Para evitar o acúmulo da produção, a pasta também orientou os frigoríficos brasileiros a venderem a carne bovina ao mercado interno ou a outros países importadores do produto.

O Brasil interrompeu voluntariamente a exportação de carne para a China, seu maior mercado, ainda no começo de setembro, após a confirmação de dois casos da doença da vaca louca em duas fábricas.

Depois, porém, mesmo com o controle dos casos no Brasil, a interrupção foi mantida pelo país asiático.

 

Redação: CNN    Informações Gustavo Uribeda da CNN de Brasília


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Socias

Google Plus Facebook Instagram email Email

JP Viagens

Escritório de Advocacia

Arena I9

HOTEL ALENCAR

MSET DIGITAL

Dallas Carirí

Salles Quentinhas

Escritório de Advocacia

AL SOM

Inove Eventos

FARMÁCIA BIOFARMA

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site