BIDEN PROÍBE IMPORTAÇÃO DO PETRÓLEO RUSSO

As sanções que foram impostas à Rússia não previam, até o momento, proibição ao comércio de óleo e gás

Preisdente dos EUA, Joe Biden, em entrevista coletiva sobre sanções à Rússia em 8 de março de 2022

WWW.ASSARENOTICIAS.COM.BR

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) que vai proibir as empresas americanas de comprar de petróleo da Rússia.

Mais cedo, a imprensa americana antecipou que o democrata deveria anunciar esta proibição em meio às sanções contra o governo da Rússia por conta da guerra na Ucrânia.

"O mundo está unido contra a guerra de Putin", disse o americano que ponderou que a decisão pode não ser acompanhada economicamente por aliados europeus.

Ele alertou que o preço da gasolina vai subir "ainda mais", mas que irá liberar parte das reservas nacionais.

Petróleo russo

A Rússia é o maior exportador de óleo e gás natural do mundo. O país já havia sido submetido a sanções pela invasão à Ucrânia, mas as exportações de óleo para energia haviam sido poupadas.


Mais cedo, a imprensa americana antecipou que o democrata deveria anunciar esta proibição em meio às sanções contra o governo da Rússia por conta da guerra na Ucrânia.

O senador Chris Coons, do Partido Democrata, senador afirmou que a proibição deverá ser publicada nesta terça-feira ou na quarta-feira, em entrevista à rede americana CNN.

Reino Unido eliminará petróleo russo até final de 2022

O Reino Unido eliminará gradativamente as importações russas de petróleo e derivados até o final de 2022, disse o ministro dos Negócios, Kwasi Kwarteng. Ele pediu às empresas que usem o período para garantir uma transição suave.

“Esta transição dará ao mercado, companhias e cadeias de suprimentos tempo mais do que suficiente para substituir as importações russas, que representam 8% da demanda do Reino Unido”, disse Kwarteng.

Na segunda, Boris Johnson, disse que seu governo estabeleceria uma nova estratégia de fornecimento de energia à medida que a invasão russa da Ucrânia e a subsequente alta nos preços da energia acelerassem a necessidade de novas fontes de energia e maior autossuficiência.


Rússia diz que vai cortar gás

A Rússia afirmou que pode fechar o principal duto de gás do país até a Alemanha se os países do Ocidente proibirem a compra de petróleo russo.

Uma rejeição do óleo russo pode levar a consequências catastróficas para o mercado global, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak. Segundo ele, o preço do barril poderia mais do que dobrar e chegar a US$ 300.


Os Estados Unidos estão conversando com outros países para encontrar uma forma de proibir a compra de óleo russo. Na segunda-feira, a Alemanha e a Holanda rejeitaram a ideia.

Cerca de 40% do gás e cerca de 30% do petróleo consumidos na União Europeia são de origem russa, segundo a rede BBC, do Reino Unido.



Fonte: G1
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Socias

Google Plus Facebook Instagram email Email

JP Viagens

Escritório de Advocacia

Arena I9

HOTEL ALENCAR

MSET DIGITAL

Dallas Carirí

Salles Quentinhas

Escritório de Advocacia

AL SOM

Inove Eventos

FARMÁCIA BIOFARMA

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site